Pintando a seco
A técnica do giz pastel é uma elegante maneira de
"pintar a seco", como a chamava Leonardo da Vinci. É uma técnica que
emprega pequenos bastões de pigmentos secos e puros, misturados a uma substância aglutinante. Estes são os mesmo pigmentos usados
para se fazer todas as outras técnicas de pintura artística, como óleo, aquarela
e acrílica. Por sua composição simples, o giz pastel oferece ao artista a
pureza total das cores, uma vez que o pigmento é aplicado em seu estado natural.
As pinturas a pastel são muito mais intensas, estáveis e duráveis quando
comparadas com todas as outras técnicas existentes. Existem trabalhos em pastel
seco do século 16 que exibem até hoje o mesmo frescor como no dia em que foram
pintados há mais de 500 anos! Uma marca de giz pastel de alta qualidade gera
uma obra permanente e de longevidade indeterminada.
O pastel é uma técnica maravilhosa de pintura,
extremamente direta e íntima, pois dispensa a necessidade de qualquer outro
instrumento intermediário (como pincéis ou espátulas), sendo utilizadas apenas
as mãos e os dedos para misturar as cores diretamente sobre o papel, o que
confere um caráter de interação do artista com sua pintura.
A infinita
variedade de cores no pastel vai do suave e sutil ao forte e brilhante. O
pastel possui tantas tonalidades que são conhecidas hoje mais de 1600 cores. É a técnica escolhida por grandes Mestres da
Pintura como: Degas, Renoir, Monet, Delacroix e Toulouse-Lautrec.
Lápis pastel - Tem a mesma forma de um lápis normal, feito de madeira, mas a diferença é que dentro a mina é composta de giz. Este giz é mais duro e é usado para fazer pequenos detalhes mais precisos. Normalmente são encontrados com uma gama de cores menor.
Tipos e marcas
O giz pastel seco pode ser encontrado em diversos formatos e tipos, mas para simplificar vamos fazer uma divisão em três categorias diferentes:
Pastel Soft - Este é o mais macio e mais fácil de espalhar, normalmente é encontrado em formato de bastão redondo, sendo indicado para cobrir grandes áreas de cor.
Pastel Carré - Este é menos macio, proporcionando um traço mais firme e facilitando na hora de fazer alguns detalhes. Este pode ser encontrado em forma de bastão retangular.
Lápis pastel - Tem a mesma forma de um lápis normal, feito de madeira, mas a diferença é que dentro a mina é composta de giz. Este giz é mais duro e é usado para fazer pequenos detalhes mais precisos. Normalmente são encontrados com uma gama de cores menor.
Existem diversas marcas de giz pastel seco no mercado, pena que nenhuma brasileira. Acontece que todos os produtos são importados, e consequentemente isso eleva muito o preço, mas mesmo assim compensa, pois é um material que rende bastante. Entre as marcas mais conhecidas estão a holandesa Talens Rembrandt, esta talvez seja a melhor (depende do gosto de cada um), a Toison D'or (da Koh-I-Noor) da República Tcheca, que tem uma linha chamada "extra soft" que é muito legal, a Nupastel da americana Sanford, os polychromos da Faber-Castell, além de Conté a Paris, Cretacolor, entre outras.
Adorei! Obrigada pelo post, ando querendo experimentar o pastel, desenho apenas com lápis de cor e amo o efeito pintura que o pastel possibilita. Gostei de suas explicações, já estou me encorajando aqui rsrs... Abs e bom ano novo pra ti!
ResponderExcluirP.S.: O perfil Monster High é das minhas filhas :)
Adriana
Oi Adriana! desculpa a demora na resposta rsrs. Que bom que gostou, o giz pastel é um material muito interessante, os efeitos são únicos. Caso tenha alguma dúvida que eu possa ajudar pode me perguntar... abraço!
Excluiro giz pastel realmente me encantou. é pratico e rápido de se fazer, já que não tem que esperar tinta alguma secar... o que eu mais gostei do seu post sobre giz pastel é que você deu a sua opinião sobre as marcas também... isso me ajudou bastante e agora já sei qual vou escolher... obrigada!!
ResponderExcluirÉ verdade Núbia, o giz pastel oferece inúmeras possibilidades, é o material que mais gosto e utilizo. Fico feliz por ter ajudado, coloquei aqui o que pude observar durante algum tempo. Obrigado pela visita!! [:D]
ExcluirOlá... comprei livros de colorir e vi na internet uns fundos incríveis feitos com giz pastel, aliás eu nunca havia ouvido falar neles, os descobri agora rsrs. Gostaria que você, sendo conhecedor do material, me indicasse qual o melhor tipo de pastel, se possível a melhor marca também, para que eu faça os fundos dos desenhos dos meus livros. Você pode me fazer essa gentileza?
ResponderExcluirAgradeço!